Na noite da última quinta-feira (16/5), a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira recebeu a programação especial da Noite Mineira de Museus que, neste mês de maio, integrou as atividades da 22ª Semana Nacional de Museus. A palestra sobre o processo de educação nas comunidades e povos tradicionais contou com a participação de Maria Gorete Luz, da comunidade dos Arturos; Jussara Mariano Duval, da comunidade Marianos; e da superintendente de Políticas Culturais da Prefeitura, Aniele Leão.
A atividade segue em harmonia com o eixo da Semana Nacional de Museus deste ano, que traz como tema “Museus, Educação e Pesquisa". A palestra abordou o processo educativo nos congados e nas comunidades dos povos tradicionais de Contagem. “A gente discute a educação quilombola. A gente luta o tempo todo por uma educação que seja para todos. Hoje vivemos em uma sociedade extremamente racista e nós precisamos ocupar esses espaços de luta que nosso povo demorou muito a ocupar”, destacou Maria Gorete Luz.
A Prefeitura de Contagem valoriza de forma muito significativa a importância da educação patrimonial e das comunidades tradicionais contagenses. Apenas como alguns exemplos, a Secretaria Municipal de Cultura inventariou diversas comunidades de terreiro nos últimos anos, incluindo a comunidade dos Marianos e dos Arturos; enquanto a Secretaria de Direitos Humanos apresentou o segundo mapeamento de comunidades tradicionais no município, que também foi lançado na Semana Nacional de Museus.
“A partir dessa política de proteção do patrimônio histórico do município, a Prefeitura de Contagem consegue preservar a educação e a pesquisa das comunidades tradicionais. Ouvir essas pessoas aqui, hoje, é o poder público fazendo com que essas histórias cheguem ao cidadão, valorizando não só a cultura dos povos tradicionais, como toda a história da nossa cidade”, afirmou a superintendente Aniele Leão.
Entre os dias 13 e 16 de maio, Contagem contou com diversas atividades que integraram a 22ª Semana Nacional de Museus, entre elas o lançamento do 2º Mapeamento de Comunidades Tradicionais de Contagem, apresentações da Turma do Contagito e a ação educativa Pesquisador Mirim, além da Noite Mineira de Museus.
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
O Projeto “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” é uma ocasião onde bibliotecas, museus e outros espaços culturais de Minas Gerais prolongam o horário de funcionamento. Acontece uma vez ao mês, oferecendo ao público, no período noturno, a oportunidade de visitar e participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores e escritoras, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outros.
Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa que ocorre anualmente, não apenas para celebrar a riqueza cultural e histórica dos museus brasileiros, mas também para colocá-los como protagonistas na promoção do conhecimento e da identidade nacional. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a atividade integra as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18/5). A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) estabelece um tema que orienta as atividades durante a semana especial. Este ano não é diferente, e o tema “Museus, Educação e Pesquisa" promete provocar reflexões e debates enriquecedores sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.